quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como cuidar dos pés


 Os pés merecem todos os cuidados diários, pois é muito lindo manter a beleza nos pés, alguns homens são apaixonados por pés, nesse artigo vou escrever algumas dicas de como cuidar dos pés femininos, são cuidados que devemos tomar todos os dias.



Pés femininos – Dicas de como cuidar.
 A pele nos pés é mais resistente do que as outras, por isso a sola fica com calosidade e células mortas, então é importante limpar a regiçao dos calcanhares e a sola com uma lima própria. Lixe os pés semanalmente.
Tenha Pés macios, deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre, para cada litro de água, você deve colocar meio copo de vinagre. Depois faça uma massagem nos pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante.
Tenha unhas lindas, é interessante cortas unhas frequentemente, de preferência para cortar após o banho, utilize um alicate ou uma tesoura para cortar, ou com uma lima. Mantenha um cuidado com a cutículo, é interessante empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. E com um alicate você pode tirar o excesso de pele.
Ao lavar os pés, passe uma esponja entre os dedos, após o banho, é muito importante secar os pés, pois a umidade pode causar micoses, evitando o mau cheiro no pé.
Evite os calos, o aparecimento dos calos ocorre devido ao uso de calçados apertados, a calosidade aparece principalmente na zona dos calcanhares e na sola dos pés.
Cuide bem dos seus pés.
Os pés são equipamentos maravilhosos e merecem todo o cuidado. Além de eles possibilitarem ao homem a locomoção, mantém o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo, quando estamos de pé. No entanto, eles estão quase sempre em situação de desconforto, pois ficam escondidos em sapatos fechados, principalmente no inverno.
Problemas freqüentes nos pés:

1- CALOS
Eles podem aparecer pelo uso de sapatos apertados e de bicos finos ou pelo fato das pessoas pisarem inequadamente. A pele engrossa bastante e a região acaba ficando bem dolorida.
Tratamento: os médicos receitam adesivos com substâncias que deixam a pele mais fina. Se não houver melhora o jeito é retirar a calosidade com o especialista e eles alertam : “nunca corte os calos em casa, principalmente os diabéticos”.

2- UNHAS ENCRAVADAS
O problema é mais comum em quem tem dedos gorduchos. A unha cresce de forma irregular ferindo a pele. A entrada de agentes bacteriana pode acarretar infecções. Sintomas: dor, inchaço e vermelhidão local. Para piorar pode surgir uma pequena camada de carne esponjosa, que ao mínimo esforço é capaz de sangrar. Prevenção: calce sapatos confortáveis, procure cortar as unhas dos pés em formato reto, para que seus cantinhos não cresçam no sentido errado, ferindo a pele.
Tratamento: os médicos costumam receitar antiflamatórios.

3- TOPADAS
Evite andar descalço e dar uma topada que pode deslocar parte da unha do pé. Tirando proveitos dessa situação, certos fungos se infiltram no local, formando uma cera amarelada, debaixo da unha e esta fica opaca e quebradiça. Por isso mantenha as unhas cortadas. Nunca passe palitos ou qualquer outro instrumento sob elas, na tentativa de limpá-las.

4- OLHO DE PEIXE
Ele aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.
Prevenção:
- Não use sapatos alheios e sem meias
- Cuidado com águas paradas ao lado das piscinas
- Use seus próprios instrumentos em pedicuros
Tratamento: os médicos indicam antimicóticos ou até cirurgia nos casos mais graves.

5- JOANETES
É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de caráter hereditário. Não use sapatos apertados que comprimam os dedos piorando a situação dos joanetes. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

6- MICOSES 
Os sintomas mais comuns: vermelhidão, coceiras e descamação. Evite pisar descalço em terra, principalmente onde estejam cachorros e gatos. Tratamento: secar bem os pés após o banho e usar antimicótico indicado por médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário